Como funcionam as Barras de Access?

As Barras de Access chegaram no Brasil por volta de 2014 e tem apresentado um crescimento expressivo tanto na formação de terapeuta quanto na busca de pacientes por essa técnica.

Esse aumento da busca é um fato muito positivo, pois representa uma maior valorização das terapias complementares e integrativas na saúde. Porém, há uma linha tênue nessas técnicas, uma linha que separa o misticismo do pensamento cartesiano e que gera muita discussão entre cientistas, terapeutas e pacientes. Essa discussão muito me interessa, pois possibilita a geração de respaldos a nossa atuação e consagração das técnicas.

É inerente ao ser humano buscar explicações racionais a tudo aquilo que nos é estranho. Esse comportamento, a meu ver, pode ser uma estratégia de proteção contra aquilo que é novo. Sou completamente a favor dessas explicações, experimentações e estudos! Pois enriquecem nossa visão de mundo e abrem caminhos para mais descobertas. Porém, também acredito que, atualmente, essas explicações são superficiais e não justificam completamente o funcionamento das terapias integrativas.

De todo modo, segue um breve texto, que é minha tentativa de compilar as informações sobre o funcionamento das Barras de Access. Quem sabe, sacie/aguce a sede de alguns curiosos e praticantes e abra espaço para mais discussões a respeito dessa técnica ao mesmo tempo intrigante e maravilhosa.

Barras de Access é uma técnica desenvolvida pelo psicólogo americano Gary Douglas em 1995. É realizada através de toques sutis em 32 conjuntos de pontos na cabeça, através dos quais se trabalham diversas questões da vida como dinheiro, saúde, relacionamento, criatividade… O nome “barras” foi gerado a partir do modo que a técnica é aplicada. Como são toques simétricos na cabeça, ao se desenhar uma linha que une um dedo tocando um dos lados da cabeça ao dedo que toca outro lado da cabeça, forma-se a imagem de uma barra (Já consigo ouvir muitos “aaaahhh….. agora sim faz sentido…. rsrsrsrs).

Como dito anteriormente, os pontos estão relacionados a diferentes aspectos de nossas vidas.  Abaixo, temos o exemplo de alguns deles:

BARRAS-PONTOSEsses 32 conjuntos de pontos apresentam uma maior permeabilidade eletromagnética. Atualmente, está mais que comprovado que emitimos campo eletromagnético, principalmente através das mãos. Assim, esse contato alteraria a frequencia cerebral (esse mecanismo ainda não foi bem elucidado), levando ao relaxamento e acesso a informações (taí a segunda parte do nome) muito valiosas ao pacientes.

Além disso, são verbalizadas frases próprias da técnica, que auxiliam a driblar o consciente e racional do paciente, o que nos permite maior acesso ao inconsciente, onde se localizam boa parte das nossas crenças limitantes. Crenças essas que frequentemente nos trazem sofrimento e nos dificultam o acesso à abundância e prosperidade na vida.

Volto a dizer, essas informações não explicam completamente o funcionamento da técnica, mas talvez tranquilize um pouco mais as pessoas que estão interessadas em praticar ou receber.

Deixe aqui seu comentário! Contribuições são sempre bem-vindas!

Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s