Dores pelo corpo… aiai

Olá!!

Para uma profissional com a formação-base em Fisioterapia, é mais do que esperado que em algum momento tocaria nesse assunto… rsrs

A maioria dos pacientes que me procuram nos atendimentos, tem como queixa principal as alterações emocionais (depressão, ansiedade, irritabilidade…). Mas durante todo o tratamento, questiono os pacientes a respeito de sintomas físicos também. Isso porque os sintomas físicos me trazem informações valiosas sobre possíveis conflitos pelos quais o paciente passou e que ainda reverberam em seu corpo e mente através desses sintomas.

E a dor física é um dos principais relatos que recebo no dia-a-dia. E o que mais me chama a atenção é a atitude da maioria dos pacientes e profissionais de saúde em relação a isso: tomar remédios por um certo período e seguir a rotina! De fato, o medicamento (seja analgésico, seja antiinflamatório) traz alívio da dor. Em certos momentos, ela é necessária sim! Por exemplo, nos casos em que a dor chega a impedir a pessoa a desempenhar suas funções diárias como dormir, comer, etc.

Só que a dor também traz a mensagem de que algo está se passando dentro de nós e que não estamos dando a devida atenção para se resolver. Em geral, quando a dor se localiza em partes mais externas (como músculos, tendões, ou até ossos), nos remete a alguma situação em que nos sentimos impotentes ou desvalorizados! E isso pode muito bem ser trabalhado nas mais diversas terapias e técnicas disponíveis.

É importante frisar que não sou contra os medicamentos para dor! Só considero o uso exagerado por muitas pessoas… O que considero mais importante é ter um olhar mais claro e cuidadoso sobre esse sintoma. Se necessário, tome o medicamento indicado pelo profissional de saúde, mas em paralelo, inicie um trabalho mais profundo sobre o que lhe causa essa dor. Se estiver disposto(a) a superar essa situação, provavelmente a dor cessará!

Ouça sua dor, perceba em quais momentos e situações ela piora, reflita sobre ela, e não simplesmente a cale com medicamentos. Você pode se surpreender com as mensagens que o corpo lhe traz!

Ótimo dia!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s